RN foi reconhecido com área livre da Febre Aftosa

RN reconhecido com área livre da Febre Aftosa

RN foi reconhecido com área livre da após a última campanha pelo Ministério de Agricultura e Pecuária. Esse reconhecimento eleva o estado a um lugar de valorização da produção de bovinos e bubalinos, abrindo caminhos para a exportação e crescimento econômico do estado, gerando mais emprego e renda para todos.

O RN não registra casos da infecção há mais de 20 anos, sendo considerado “livre da Febre Aftosa com vacinação”. O Ministério de Agricultura e Pecuária soltou uma portaria que concedendo o selo ao Rio Grande do Norte e outros estados do Nordeste, devido a campanha de 2024 ter cumprido a meta estabelecida de vacinar acima de 90% dos animais.

Isso reforça o compromisso do governo em garantir a sanidade animal, protegendo a população e a economia do estado, e traz confiabilidade ao produto de origem animal, como uma região que preza pela sanidade animal de seu rebanho, o que valoriza a produção estadual. Também gera economia para o produtor, que não precisa mais gastar com imunizantes e contratação de pessoal especializado para aplicação da vacina, além de permitir o trânsito livre desses animais para outras regiões do país.

Reforçamos, no entanto, que o produtor ainda precisa declarar seus animais vacinados até o dia 15 de maio, em qualquer escritório IDIARN, Emater ou Secretaria de Agricultura de seus municípios. Essa declaração é essencial para cumprirmos todas etapas necessárias do processo de reconhecimento do selo.

Deixe uma respostaCancelar resposta

Portuguese
Sair da versão mobile