Pônei

Pônei

A designação é aplicada aos equinos de baixa estatura e sua altura na cernelha deverá ser inferior 150 cm. Portanto todo equino abaixo deste porte é considerado um Pônei.

Os cavalos de baixa estatura tem como uma de suas principais funções a iniciação de crianças na equitação, podendo ainda ser usado para atividades de tração leve.

O pônei tem boa performance no galope e no trote, sendo um animal interessante para quem está considerando iniciar uma criação. Esses animais não comem tanto quanto outras raças, porém, eles gostam de ter acesso a alimentos frescos como capim, gramínea, sal mineral, feno de alfafa e ração.

Como surgiu o Pônei

Os pôneis são animais primitivos diretamente relacionado à origem dos cavalos. No Brasil, a raça é um cruzamento entre uma raça Shetland originária da ilha britânica de mesmo nome e pôneis importados da Argentina.

Categorias de porte

  • categoria A = até 107cm
  • categoria B = entre 108 e 130cm
  • categoria C = entre 131 e 140cm
  • categoria D = entre 141 e 148cm

ABCCP

A ABCCPônei – Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Pônei foi criada em 26 de outubro de 1970 coordena o Registro Genealógico das raças de pôneis Brasileiro, Piquira, Haflinger, Welsh Mountain Pony, Shetland, Hipismo, Fjord e Reitpony.

A está sediada no Parque de Exposições Bolivar de Andrade, à Av. Amazonas. 6020 – Bairro Gameleira, CEP 30.510.000, em Belo Horizonte/MG.

Deixe uma respostaCancelar resposta

Portuguese
Sair da versão mobile