Conheça abaixo os 5 pilares da gestão à distância e que pode ser implementado em tempos de crise nas fazendas para otimizar o trabalho:
Foco na atividade fim da empresa
Durante crises é hora de avaliar e reavaliar suas receitas, custos e, eventualmente, despesas que possam ser cortadas ou agendadas para frente. Lembre-se, você está na crise e sobreviver é a prioridade. É importante rever seu plano nutricional, planejamento de abates, evolução de rebanho e conferir sempre de olhos abertos para o caixa.
Gestão do tempo
Se preparar previamente, dividir seu tempo e selecionar o que é realmente importante a ser feito. Gerir também o tempo no qual estará conversando/alinhando o trabalho da fazenda com a equipe da fazenda (gerir o tempo e objetivo da ligação/conferência). Mas prepare-se bem previamente.
Ferramentas
Usar as ferramentas que você, pecuarista, possui. Software é o mais indicado. Mas faça uso de planilhas, indicadores, informações relevantes que possam embasar a tomada de decisão”.
Liderança mesmo na ausência
Liderança presente (mesmo na ausência física) e comunicação. Comunicação frequente e assertiva (cuidando da forma). Comunique-se muito com seu time, busque se importar genuinamente com as pessoas, cuide das pessoas (protocolos sanitários), ajude-as, e elas irão ajudá-lo no que precisa. Diminuir drasticamente o trânsito de pessoas na propriedade, use tecnologias para acompanhar o que está ocorrendo e preservar as pessoas.
Metas
Tenha metas, faça checklist de metas e acompanhe seus indicadores e cronograma de atividades (semanalmente ou quinzenalmente) com seu time. Neste período de crise, todos irão sair mais fortes. Sairemos mais fortes como pessoas, como sociedade e quanto empresas também.