Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

A da cidade de /RN é , cujo dia é comemorado em 2 de agosto, data em que chegou ao pequeno povoado a imagem da santa trazida pelo filho do fundador do lugar, José Maria do Nascimento. A escolha foi feita em por indicação do Padre Cícero em Juazeiro. Foi dele também a sugestão sobre qual deveria ser o dia da feira semanal, isto é, segunda-feira.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um título conferido a Maria, mãe de Jesus, representada principalmente em um famoso ícone de estilo bizantino acima desde 1865 em Roma, na Igreja de Santo Afonso de Ligório no Esquilino, dos redentoristas, na Via Merulana. No cristianismo oriental é conhecida também como Mãe de Deus da Paixão, ou ainda, a Virgem da Paixão.

O ícone é uma variante do tipo Hodegétria cuja representação clássica é Maria em posição frontal, num braço ela porta Jesus que abençoa e, com o outro, o aponta para quem, olha para o quadro, aludindo no gesto à frase “é ele o caminho”. Na representação da Virgem da Paixão, os arcanjos Gabriel (manto lilás) e Miguel (manto verde), na parte superior, de um lado e do outro de Maria, apresentam os instrumentos da paixão. Um dos arcanjos segura a cruz e os cravos que perfuraram os pés e as mãos de Jesus e o outro a lança e a cana com uma esponja na ponta ensopada de vinagre e bile (João 19:29). Ao ver estes instrumentos, o menino se assusta e agarra-se à mãe, enquanto uma sandália lhe cai do pé.

Sobre as figuras no retrato, estão algumas letras gregas. As letras “IC XC” são a abreviatura do nome “Jesus Cristo” e “MP ØY” são a abreviatura de “Mãe de Deus”. As letras que estão abaixo dos arcanjos correspondem à abreviatura de seus nomes.

1 comentário em “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”

Deixe uma respostaCancelar resposta

Portuguese
Sair da versão mobile