Geoparque Seridó recebe reconhecimento mundial da Unesco

O Seridó, no Rio Grande do Norte, foi oficializado como um território de relevância mundial pela nesta quarta-feira (13), durante uma assembleia geral em Paris. O momento foi comemorado por pesquisadores e representantes do setor de turismo do Rio Grande do Norte.

Georparque Seridó

A área passa a fazer parte do Programa Internacional de Geociências e Geoparques da Unesco e entrou na lista de Geoparques Mundiais da organização. A lista agora conta com 177 geoparques distribuídos em 46 países de todo o mundo.

Outro geoparque também foi reconhecido nesta quarta-feira (13) no Sul do país. Com isso, o Brasil passou a contar com três geoparques reconhecidos – o primeiro era do Ceará.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura reconheceu o Geoparque Seridó como um território de relevância geológica internacional. A partir de agora esse território rico nos aspectos geológicos, biológicos, culturais e históricos do povo seridoense passa a fazer parte oficialmente do Programa Internacional de Geociências e Geoparques da UNESCO.

Para o Prof. Marcos Nascimento do Departamento de Geologia da UFRN e Coordenador Científico do Geoparque Seridó a chancela da UNESCO é fruto de um trabalho coletivo. Essa visibilidade internacional favorecerá um maior desenvolvimento territorial por meio de práticas turísticas sustentáveis, aliadas a melhorias na educação e na conservação desses patrimônios únicos.”

Área do Geoparque Seridó

A área do geoparque Seridó abrange área de 2.800 quilômetros quadrados e seis municípios com recursos naturais e construções humanas importante. Cerro Corá – nascente do Rio Potengi, Carnaúba dos Dantas – Monte do Galo, Acari e Parelhas – açudes Gargalheiras e Boqueirão respectivamente, Currais Novos – Cânion dos Apertados e Mina Brejuí, e Lagoa Nova – Tanque dos Poscianos.

Em novembro de 2021, dois avaliadores da Unesco, com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, estiveram nas seis cidades que compõem o Geoparque Seridó, na missão de avaliarem o território. “Recebemos com muito entusiasmo o aceite da Unesco. Agora o Rio Grande do Norte tem o segundo Geoparque do Brasil. Além da relevância do ponto de vista da educação, ciência e cultura. o desenvolvimento turístico do Geoparque Seridó irá tornar um produto inovador para o Estado do Rio Grande do Norte.

Deixe uma respostaCancelar resposta

Portuguese
Sair da versão mobile