EMPARN distribui palma forrageira para produtores rurais

EMPARN distribui palma forrageira para produtores rurais

EMPARN distribui para produtores rurais dos municípios de Negra do Norte, Acari, Cruzeta, Porto do Mangue, , , , Currais Novos, Carnaúba dos Dantas, Messias Targino, Umarizal, Janduís, Campo Grande, Triunfo Potiguar, Jucurutu e São Rafael.

A distriuição da palma forrageira para produtores rurais é realizada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, e Pesca do RN (SAPE), que há mais de 15 anos desenvolve pesquisas sobre o manejo estratégico da cactácea, coordenadas pelo pesquisador Guilherme Ferreira Costa Lima.

Atualmente, recursos oriundos do Governo Federal, via Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) estão sendo liberados para dar continuidade às pesquisas com a revitalização, manutenção e modernização dos campos de produção, bem como com a distribuição de palmas.

“A entrega de palma aos produtores rurais representa mais um passo importante para o fortalecimento do setor agropecuário potiguar. A contínua colaboração entre os órgãos públicos e entidades ligadas ao setor, aliada ao compromisso com práticas sustentáveis, promete consolidar ainda mais essa cultura como uma peça fundamental nos cuidados com os animais em períodos de ”, afirma o diretor-presidente da Emparn, Rodrigo Maranhão.

Os interessados em obter a doação de raquetes-sementes de palma forrageira tolerantes à -do-carmim devem fazer o pedido no no escritório da Emater do município, Secretaria de Agricultura ou sindicato rural. Durante as feiras agropecuárias que integram o Calendário Estadual de Exposições Agropecuárias, também ocorrem doações no estande da Emparn.

“Durante as feiras de 2023 foram distribuídas em torno de 30 mil mudas de raquete-semente. Os interessados também podem fazer a solicitação diretamente na SAPE e Emparn”, explicou Rodrigo Maranhão.

As ações relacionadas à distribuição de palma forrageira no RN contam com diversos parceiros: Emater, /RN, Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern/Senar), Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários – Seapac, Sebrae/RN, IFRN, Institutos Sertões e Instituto Riachuelo.

A Emparn disponibiliza a Caminhos para a Expansão e o Desenvolvimento da Palma Forrageira no Rio Grande do Norte com orientações sobre o manejo estratégico e o controle biológico de doenças e pragas.

Leave a ReplyCancel reply

English
Exit mobile version