O capim Buffel é uma gramínea para zonas áridas, muito resistente à seca, com ótima adaptação a solos de baixa fertilidade e também é tolerante ao fogo. Capim buffel é muito resistente à seca e ao pisoteio, é bem aceito entre bovinos, ovinos e equinos, uma excelente opção para longos periodos de estiagem.
Tem crescimento em forma de touceira podendo alcançar em crescimento livre até 1,0 m de altura, produz forragem com boa palatabilidade e digestibilidade. Possui bom valor nutritivo e é bem aceito pelos animais em qualquer estádio de crescimento. Uma vez estabelecido, resiste ao pastejo intenso e se recupera rapidamente quando dispõe de fósforo.
O capim Buffel desenvolve em regiões com 375 – 750 mm de chuva por ano, com prolongada temporada de seca. Encontra-se em muitos tipos de solos, mas prefere os solos arenosos, é muito sensível à umidade no solo, ao alagamento e ao nível alto de alumínio no solo.
O conteúdo, em proteína, e a digestibilidade são altos, mas caem rapidamente com a idade. O Buffel pode causar “cara-inchada” em cavalos pelo seu alto conteúdo em oxalato, por tanto, não seria a opção mais viável para esse tipo de animal.
Os principais atributos do capim buffel é a profundidade das raízes e a habilidade de crescimento em condições de baixa precipitação pluviométrica, no semi-árido, bem como a persistência e resistência às condições adversas e sua tolerância a doenças.
Informações técnicas do Capim Buffel
- Nome científico: Cenchrus Ciliaris
- Cultivar: Buffel Grass
- Hábito de crescimento: Touceira
- Tempo de formação: 90 dias
- Produção de massa (MS): 10 a 12 ton/ha/ano
- Proteína bruta na MS: 9 %
- Utilização: Pastejo direto e Feno