Parque Solar de Longyangxia na China
Localizada no planalto do Tibete, na província de Qinghai, o Parque Solar de Longyangxia Dam possui 27 quilômetros quadrados de painéis solares. A instalação tem capacidade de produzir 850 MW de energia por ano, suficiente para abastecer cerca de 200 mil lares.
Longyangxia foi construída por aproximadamente 6 bilhões de yuans chineses (aproximadamente R$ 2,8 bilhões). A meta é que 20% da energia do país venha de fontes que não usem combustíveis fósseis até 2030. Para isso, o governo planeja produzir cerca de 110 GW de energia solar e 220 GW de energia eólica por ano, investindo cerca de US$360 bilhões até lá.
Kamuthi Solar Power Project na Índia
Kamuthi é uma usina solar instalada na cidade de mesmo nome, na Índia, com capacidade de produção de 648 megawatts. Concluída em 2016, a fazenda possui 2.500.000 módulos solares. A usina perdeu o título de maior do mundo para o Parque Solar de Longyangxia Dam, na China.
Califórnia nos Estados Unidos
A Califórnia se destaca pela grande quantidade de usinas solares. Uma delas é a Desert Sunlight Solar Farm, localizada no deserto central da Califórnia, com capacidade de produção de 550 megawatts. Os 8,8 milhões de módulos solares podem levar energia a cerca de 160 mil lares. A Desert Sunlight Solar Farm foi instalada em uma área pequena, de 16 quilômetros quadrados, o que torna o projeto ainda mais sustentável.