Declaração do rebanho 2024
Declaração do rebanho 2024 vai começar! A vacinação contra Aftosa pode ter acabado, mas a declaração de todo o rebanho ainda precisa ser feita.
Declaração do rebanho 2024 vai começar! A vacinação contra Aftosa pode ter acabado, mas a declaração de todo o rebanho ainda precisa ser feita.
Ministério da Agricultura e Pecuária debate medidas para reconhecer estados livres de aftosa sem vacinação previstos no Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PE-PNEFA) para que estados realizem a transição de status sanitário para livre de febre aftosa sem vacinação.
A pecuária é um investimento valioso, e a vacinação contra a febre aftosa é a chave para proteger seu patrimônio. A aftosa afeta não apenas a saúde do gado, mas também a economia agrícola.
A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa vai começar na próxima quarta-feira (1º) no Rio Grande do Norte, segundo informou o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn). A campanha segue durante todo o mês de novembro e tem como objetivo imunizar apenas os bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses.
Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa 2023 continua para manter o RN considerado Livre de Febre Aftosa Com Vacinação.
A segunda fase da campanha de vacinação contra a febre aftosa imunizou 91,44% do rebanho do Rio Grande do Norte.
O governo federal pretende anunciar em 2026 o fim da obrigatoriedade da vacinação contra febre aftosa em todos os estados brasileiros.
O IDIARN iniciou a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa de 2022.
O IDIARN prorrogou a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. A autorização partiu do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que atendeu ao pleito solicitado pelo Órgão.
Com a prorrogação, o produtor potiguar terá até o dia 30 de dezembro para adquirir a vacina e até 15 de janeiro para declarar o rebanho. Nesta etapa, a vacinação é obrigatória apenas para os animais de 0 a 24 meses.