Meteoro caiu na madrugada do dia 13 de julho de 2024 sobre a cidade de Picos/PI e pode ser visto em quase todo os estados do Nordeste.
Durante uma fração de segundo, o brilho do objeto foi tão intenso que transformou a noite em dia. Quando um meteoro brilha mais do que a Lua cheia, o objeto é classificado como um bólido. O evento não está associado a nenhuma chuva de meteoros porque é muito grande para pertencer a categoria.
Ele tinha entre 2 e 3 metros de diâmetros, segundo estimativas da Rede Brasileira de monitoramento de Meteoros (BRAMON). Como seu diâmetro é maior do que 1 metro, o bólido é classificado como sendo um asteroide de acordo com a International Astronomical Union (IAU). Se fosse menor do que 1 metro, seria chamado de meteoróide.
Os cálculos apontam que o objeto atingiu a Terra a uma velocidade de 50.000 km/h correspondendo a mach 41 (41 vezes mais rápido do que som) tendo entrado em um ângulo bem acentuado mais próximo da vertical do que com a horizontal.
Percebe-se que há um brilho de rastro azul, considerada uma cor comum, e depois há um clarão amarelado devido à explosão do bólido.