Dessalinizador solar de baixo custo

O dessalinizador de baixo custo visa ajudar famílias que moram em locais que registram longos períodos de estiagem e não possuem encanada. Os itens para produção do produto custam até R$ 300.

Dessalinizador Solar

Devido à carência de água de boa qualidade, as populações são forçadas a consumirem águas com elevados níveis de contaminação biológica e química, com consequentes danos à saúde. Somado a isso, as populações rurais locais não detém o tratamento de água e esgoto. Assim, o dessalinizador solar surge como um meio para um fim a um problema de décadas na região do Semiárido. Por utilizar a , ele contribui para fornecer água potável a famílias que convivem com a escassez de água de boa qualidade.

O dessalinizador solar é uma tecnologia social desenvolvida no âmbito da UEPB, através do de extensão rural “Pesquisa ação participativa”, sob coordenação do professor Francisco José Loureiro Marinho, do de Agroecologia. O projeto, iniciado há mais de 10 anos, tem sido baseado nas atividades de extensão, mas caminha lado a lado com a pesquisa e o ensino. Ele tem o objetivo produzir água potável através da dessalinização solar da água de poços para atender comunidades rurais residentes no Semiárido brasileiro, proporcionado inúmeros benefícios socioeconômicos e ambientais.

O equipamento é feito com materiais simples, como madeira, vidro e uma placa de calor. Pensando na praticidade e agilidade, o equipamento é de fácil montagem para quem tem orientação de como fazer, a própria UEPB se dispõe a ensinar como montar o dessalinizador.

Moradores da zona rural de Pocinhos, no Agreste paraibano, já usam o equipamento, capaz de deixar a água potável. A trata, em média, 8 litros de água por dia. Ou seja, é um equipamento auxiliar, mas que pode ser vital para garantir o consumo de água limpa por moradores desabastecidos.

Adobe PDF

Pesquisa ação participativa em sistema dessalinizador solar associado a coletor de águas pluviais para fornecer água potável.

A Universidade Estadual da (UEPB), em parceria com a APA (Associação de Profissionais em Agroecologia), ONG formada por egressos dos cursos de Agroecologia do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), Câmpus II, localizado em Lagoa , ministraram um treinamento de construção de dessalinizador solar para técnicos da “Caatinga”, Organização Não Governamental que atua na região do Semiárido do Estado de .

Leave a Reply

en_USEnglish
Scroll to Top