Ureia Agrícola

é um sólido amplamente utilizado para fertilizar as plantas mais eficiente. Esse fertilizante apresenta como vantagem a alta concentração de N aliada a baixo custo de produção e transporte, além da facilidade de aplicação. Tem alta solubilidade e facilidade de mistura com outras fontes de fertilizantes.

Normalmente, eles estão na forma de pequenos grânulos brancos contendo aproximadamente 20% a 40% de em sua composição. Portanto, é o fertilizante sólido com maior nível de concentração dessa substância e muito eficaz para as plantas e cerca de 50% da responsabilidade pelo aumento de produtividade agrícola se deve aos fertilizantes.

A agrícola possui facilidade de perdas devido à sua elevada higroscopicidade (tendência de absorver umidade do ar atmosférico) e maior suscetibilidade à volatilização.

Ureia Agrícola granulada
Ureia agrícola granulada

Ureia Agrícola como

A ureia é o fertilizante mais utilizado na agricultura mundial como fonte de nitrogênio, e é caracterizada como fertilizante sólido granulado ou pastilhado com concentração por volta de 45% de nitrogênio.

O nitrogênio é o elemento mais importante para a produtividade e que necessita ser periodicamente fornecido às plantas e representa cerca de 60% do consumo mundial de fertilizantes.

A ureia é o fertilizante nitrogenado usado em maior escala na agricultura devido a características como menor preço por unidade de nitrogênio e elevada concentração do elemento.

Também apresenta menor custo com fabricação, transporte, armazenagem e aplicação, apresenta alta solubilidade, baixa corrosividade e facilidade de mistura com outras fontes.

Quando utilizar a ureia agrícola

O nitrogênio é um componente importante para o crescimento das plantas, quando possuem níveis baixos desse elemento, elas acabam perdendo um pouco de seu vigor. Isso pode ser visto em sua aparência.

Quando o nitrogênio é deficiente, as folhas começam a ficar amarelas, o crescimento da parte aérea e das raízes diminui, o tamanho do fruto diminui e a produtividade diminui significativamente.

É aí que entra a ureia, usada como substituto do nitrogênio, permitindo que as plantas rejuvenesçam e continuem o processo de desenvolvimento de forma saudável. A ureia é considerada um fertilizante nitrogenado que fornece um nitrogênio que pode ser assimilado pelas plantas.

Nunca aplique a ureia com o solo já molhado, como depois de uma chuva, pois aplicando com o solo muito úmido você pode perder uma parte desta sua ureia, evaporando através de uma reação com a água que já estava no solo ou substrato. Então, evite aplicar quando o solo já estiver molhado.

A situação ótima para a aplicação da ureia agrícola na lavoura ocorre antes da chuva e/ou irrigação. Quanto o local está seco e somente depois expor a ureia à umidade.

Para o armazenamento da ureia agrícola, necessita de local adequado, por se tratar de um produto corrosivo. Tal local deve ser seco, de preferência em locais frescos e de baixa temperatura, distantes de fontes de calor ou de ignição.


Cuidados na aplicação da ureia agrícola

Abaixo algumas recomendações para a utilização do produto para diminuir as perdas na aplicação, visto que mais de 40% do fertilizante nitrogenado é perdido para a atmosfera quando aplicado no campo.

Por ser um insumo caro, em grande parte pro ser importado, deve seguir as seguintes recomendações:

  • Não fumar, beber ou se alimentar durante a aplicação da ureia;
  • Não aspirar a poeira que sai do produto, pois contém amônia e pode causar danos à saúde;
  • Evitar o contato com os olhos e a com a pele;
  • Estar sempre equipado com luvas e máscaras apropriadas para a aplicação;
  • Nunca aplicar o produto em locais que não possuem boa ventilação.

Quantidades corretas de utilização da ureia agrícola

Hortas e gramados

Para as hortas e gramados, é preciso usar por volta de uma colher de sopa por cada m², o que gera aproximadamente 15 gramas de ureia por metro quadrado. A mesma deve ser bem espalhada a fim de agir de forma uniforme no solo.

Árvores

Caso a aplicação seja destinada para uma árvore, é possível aumentar a dose para 1 até 5 colheres de sopa. Dessa forma, é necessário aplicar em volta da coroa para que ela tenha o melhor efeito possível.

Uma dica é misturar a ureia na água usada para regar as plantas, sendo mais ou menos uma colher de sopa para cada 10 litros de água.

Vasos

Para vasos, é mais difícil saber em específico qual a quantidade exata, pois varia muito em relação ao tamanho do vaso e da espécie da planta.

De qualquer forma, é sempre melhor colocar uma quantidade mais baixa. Ao colocar uma quantidade exagerada, corre-se o risco de queimar a planta e obter o efeito inverso ao que se tinha em mente.


Passos para utilizar a ureia agrícola no solo

Realize a análise do solo

A ureia precisa de uma análise preliminar para que tudo corra bem. Uma dica muito importante é sempre cobrir o fertilizante: nada de deixá-lo a sol aberto para que ele dissolva, uma vez que o produto é muito volátil.

Evite aplicá-la no solo molhado

Nunca, em hipótese alguma, aplique a ureia em um solo que já esteja molhado – após uma chuva, por exemplo. Isso porque aplicá-la nesse contexto faz com que grande parte do fertilizante seja perdido.

Maximize a eficiência do fertilizante

Para conseguir maximizar de fato a eficiência da ureia, uma boa ideia é adotar o parcelamento do fertilizante. Isso é ainda mais importante quando a área na qual a ureia será aplicada é grande e requer uma alta dosagem.

Preste atenção à profundidade

Para evitar que ocorra a perda da amônia, uma medida importante é enterrar a ureia a uma profundidade de, no mínimo, cinco centímetros no solo. Um erro comum é aplicar o fertilizante na superfície.

Não descuide do manejo do solo

Por mais benéfica que seja a ureia para as suas culturas, ela não fará milagre se o manejo do solo for inadequado. Esse trabalho, somado à rotação de culturas, à aplicação de fertilizantes nas épocas adequadas e à ajuda de agrônomos especializados em planejamento da adubação, é essencial para os bons resultados.

Leave a Reply

en_USEnglish
Scroll to Top