Matéria-prima versátil em todo o mundo, o algodão é utilizado em diversas indústrias, desde a têxtil, onde sempre ocupou destaque na moda, até a indústria alimentícia, com o óleo extraído de suas sementes sendo recomendado por suas características saudáveis. O Rio Grande do Norte, que já ocupou posição nacional de destaque na cotonicultura, está focando na retomada de sua produção de forma sustentável para alavancar a economia no semiárido por meio da elaboração do Projeto Algodão Agroecológico Potiguar, que busca a revitalização desta cultura associada aos sistemas agroalimentares e com a produção de algodão agroecológico já certificado e com comercialização totalmente articulada.
A produção de algodão em solo potiguar ocupou lugar de destaque nacional entre os anos de 1960 e 1980, quando o chamado “ouro branco” chegou a responder por 40% da arrecadação de ICMS, gerando emprego para milhares de potiguares, especialmente nos municípios de Afonso Bezerra, Pedro Avelino, Angicos, São Tomé e João Câmara. A cotonicultura expandiu linhas férreas de mais de 500 quilômetros em território potiguar, por onde escoavam a produção das usinas algodoeiras. Nos anos 1970, o Nordeste foi o maior produtor nacional de algodão.
A retomada do cultivo do algodão no Rio Grande do Norte com a força de outrora está sendo feita de forma planejada, inserida nas políticas públicas já iniciadas pelo Governo do Estado, como lembrou o diretor técnico da Emparn, Marconi Mendonça em sua fala: “Não é uma retomada qualquer, pois estamos em sintonia com os acessos a mercados, com a agroecologia, temos uma ATER fortalecida e não vamos deixar de lado o acesso alimentar das famílias produtoras”.
O caráter integrado deste trabalho de retomada no RN envolve seis órgãos estaduais e destaca o esforço que está sendo empenhado a nível estadual. “É o trabalho coletivo defendido pela governadora Fátima Bezerra que vai colaborar diretamente com a convivência das famílias do semiárido”, disse Cesar Oliveira, dirigente da Emater.
A reunião do Projeto Algodão Agroecológicos Potiguar será dia 27/08/2021 às 14h no STTR de Santa Cruz.