O jovem agricultor premiado Bryn Perry, de Haverfordwest, no condado de Pembrokeshire, no País de Gales, usa um método inovador de reciclagem de soro de leite restante da fabricação de queijo para produzir a vodca de leite de ovelha.
O princípio é semelhante ao da Milk Stout (cerveja escura e cremosa que contém lactose), explica. Os açúcares do soro são fermentados para fazer um tipo de cerveja, que é então destilada para produzir a vodca.
Embora Bryn e sua mulher, Rebecca Morris, a descrevam como tendo um “toque cremoso que pode ser bebido pura”, ele diz que a bebida não é de forma alguma um “milkshake para adultos”.
A vodca de Bryn, Ewe Whey Vodca, faz parte de um esforço conjunto de produtores galeses para reutilizar subprodutos que seriam normalmente jogados fora.
Outras vodcas com origem diferentes
A Pennotec, sediada em Y Ffôr, está desenvolvendo um processo para usar a polpa de maçã como substituto de gordura em pratos prontos. Também tem estudado usar resíduos do processamento de frutos-do-mar como clarificador natural de água para uso em sistemas de filtros para piscinas e hidroterapia.
Enquanto isso, após dois anos de intensa pesquisa e experimentação, os irmãos Cameron abriram a Dyfi Distillery e usam aparas de sebes de fazendas locais para produzir extratos botânicos para seu gim.
E a destilaria Aber Falls está usando o resíduo da fabricação do uísque como fertilizante, enquanto os grãos usados são reciclados como ração para o gado.
Atualmente, a Ewe Whey Vodka está disponível apenas em mercados de agricultores ou diretamente da fazenda de Bryn e Rebecca. Entretanto eles esperem poder vendê-la online a tempo do Dia das Mães, comemorado no próximo dia 8 de maio no Reino Unido.
Onde comprar a vodca de leite de ovelha
O site oficial da Ewe Whey Vodca, a Ewenique Spirits comercializa diretamente a produção: https://www.eweniquespirits.co.uk/