Bebedouro animal

O animal pode influenciar diretamente a saúde dos animais. O objetivo da pecuária é o aumento da produtividade e da lucratividade e isso passa pela utilização de boas práticas, tecnologia de ponta, funcionários bem treinados e o cuidado com o animal, principalmente na alimentação e na hidratação. Sendo assim, é da água o papel fundamental no desempenho do seu rebanho.

É comum vermos água disponibilizada de forma errada e com baixa qualidade, em açudes, cacimbas e bebedouros sem manutenção, principalmente para o manejo a pasto. Esta atitude pode levar a contaminação do rebanho por doenças, acarretando prejuízos para a fazenda.

No sistema de pastejo, um animal adulto chega a consumir 4 litros de água por cada quilo de alimento matéria seca ingerida e frequenta o bebedouro cerca de quatro vezes ao dia. Além disso, os animais conseguem água através de 3 mecanismos:

  • Bebendo, que representa de 70 a 95%;
  • Proveniente dos alimentos, que representa de 10 a 20%;
  • Água metabólica, que representa de 5 a 10%

Deixando bem claro, caso a sua fazenda não forneça água de qualidade o seu rebanho pode sofrer com diarreia, eimeriose, leptospirose, botulismo, verminoses, causando o surto e a morte de muitos animais de forma inesperada, problemas durante a estação de monta, aumento de abortos e vários outras complicações. 

Tamanho ideal do

Quanto à capacidade é necessário observar dois fatores: a quantidade de animais em cada pasto e a vazão do bebedouro para gado. Ultimamente estão sendo utilizados recipientes menores, com maior vazão e grande capacidade de enchimento. Os bebedouros animais menores são mais fáceis de serem instalados, limpos e conseguem atender a todo o tipo de animal.

De qualquer maneira, tenha em mente uma medida de 2cm lineares por cada cabeça que esteja no pasto. Contudo, este valor trará conforto e eficiência para o rebanho da sua fazenda.

Onde instalar o bebedouro animal

O bebedouro animal deve ser instalado o mais próximo possível do cocho de alimentação. Caso você sirva alimentação que animal lambe (sal mineral, sal proteinado, sal branco), o bebedouro deve ficar ao lado local destinado a alimentação.

Agora, se a alimentação do seu rebanho é aquela que o gado come e rumina (rações e farelos), o ideal é que o  fique a 50 metros do local do cocho. Por isso essa distância deve-se ao fato de que, ao caminhar, o animal deixa cair no pasto a alimentação que está na boca, evitando que suje a água do bebedouro, diminuindo a frequência de manutenção e limpeza.

O cocho de água na sombra é importante para o gado descansar e se proteger nos horários mais quentes do dia. Contudo, ele ficará sujo mais rápido devido a queda de folhas das árvores e outras matérias orgânicas.

Já o bebedouro no sol evita o problema da folhagem e o surgimento de algas. Contudo, não tem local para que o gado se esconda do sol mais forte. Sendo assim, é necessário você observar a localização do cocho de alimentação e fazer com que o seu gado desloque-se a menor distância possível.

Como fazer bebedouro bovino

Existe alguns modelos de bebedouro, onde podemos citar o bebedouro de cimento, o bebedouro de concreto, o bebedouro australiano, entre outros… Abaixo segue um modelo pequeno e barato.

8 erros com bebedouro animal

  •  Instalação em lugar não apropriado: O primeiro erro é a instalação do bebedouro para gado fora do local correto. Já que a fonte principal de abastecimento dos cochos de água também deve ser colocada em um lugar estratégico para melhorar a vazão e facilitar o processo de manejo do bebedouro.
  • Não tirar toda a água e não fazer a manutenção dos canos: Sujeiras, resíduos e matérias orgânicas costumam assentar no fundo do recipiente e a sobre de água irá prejudicar a higienização. Além disso, ao retirar a água é importante limpar todos os canos, boias e tubulações.
  • Limpeza seca mal feita: Essa é uma consequência do erro anterior, tendo em vista que se seus funcionários não secarem o bebedouro, a limpeza seca também será prejudicada.
  • Deixar de fazer a desinfecção ou interromper o processo antes do tempo recomendado: Após a limpeza úmida é necessário jogar um detergente saneante na parede e no fundo do recipiente e deixar por, pelo menos, uma hora.
  • Não utilizar o detergente apropriado para a limpeza úmida: Para a manutenção do cocho de água é fundamental usar produtos de qualidade e que sejam aprovados pela Anvisa. 
  • Enxágue mal feito: Utilize jatos de água nas paredes e no fundo do recipiente e certifique-se de que não ficou nenhum resíduo do material.
  • Reabastecimento do bebedouro para gado sem o clorador de pastilhas: O cloro funciona como um germicida bastante eficiente. Por isso, é fundamental que o clorador de pastilhas de cloro esteja instalado no ponto de chegada da água.
  • Falta de controle da qualidade da Água: Analisar a turbidez da água, fazer o controle de consumo e qualidade, bem como o manejo adequado devem fazer parte da rotina da sua fazenda.

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
Rolar para cima