Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) completa 70 anos neste dia 07 de abril com muito trabalho e dedicação a raça mãe da pecuária brasileira. A raça Nelore está presente em mais de 70% do maior rebanho bovino comercial do mundo – o Brasil soma mais de 230 milhões de bovinos, segundo IBGE. Dentro desse cenário, a Nelore do Brasil se destaca pelo seu trabalho e dedicação a raça.
Fundada em 7 de abril de 1954, a ACNB é uma entidade sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento e à promoção da raça Nelore no Brasil, uma das principais bases da pecuária nacional. Ao longo dessas sete décadas, a associação tem sido fundamental no avanço da genética, na melhoria das práticas de manejo e na promoção da qualidade da carne Nelore, contribuindo para o reconhecimento global da pecuária brasileira.
Para comemorar seu 70º aniversário, a ACNB lançou o Ranking Nacional Nelore Pelagens, uma iniciativa inovadora para destacar a diversidade e a qualidade dos animais Nelore de diferentes pelagens. O calendário de exposições que envolve o novo ranking conta com quatro eventos confirmados em 2024: a ExpoGrande (Campo Grande, MS), ExpoZebu (Uberaba, MG), uma exposição em Rio Verde (GO) e a Expoinel.
Com sete décadas de serviços prestados, o Nelore Brasil têm sido fundamentais para a segurança alimentar mundial, fornecendo proteína vermelha de qualidade e se destacando em competições de excelência. Em uma entrevista ao Giro do Boi, o pecuarista e selecionador da raça Nelore Victor Miranda, um dos titulares da Nelore Heringer, do Espírito Santo, foi possível mergulhar na história e evolução da raça que hoje forma a base do rebanho brasileiro.
Desafios e avanços na pecuária nacional e no mercado global
Apesar dos desafios enfrentados no último ano, os neloristas mostram dedicação incansável, com animais de alto padrão genético e excelência no Nelore de Qualidade.
A competição saudável entre criadores ressalta o cuidado e carinho dispensados aos animais, garantindo um produto final de excelência. Com a abertura de novos mercados internacionais e a crescente demanda por proteína animal de qualidade, os pecuaristas brasileiros enfrentam desafios e oportunidades únicas.
A valorização do Nelore como raça de destaque no cenário global reflete o potencial do Brasil em suprir a demanda mundial por carne bovina, reforçando a posição do país como um dos principais players no mercado agrícola internacional.
.