O Facebook e a Baita, aceleradora sediada no Parque Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), abrem as inscrições para a edição 2021 do Campo Digital, programa online e gratuito criado com o objetivo de acelerar startups com foco no agronegócio brasileiro.
O principal público-alvo da iniciativa são negócios que tenham como foco o desenvolvimento de soluções digitais voltadas aos pequenos e médios produtores, que tragam eficiência, produtividade e/ou sustentabilidade ao campo.
As startups interessadas poderão se inscrever pelo site baita.ac/campodigital até a próxima sexta-feira, 29 de outubro, com o anúncio das finalistas previsto para novembro.
Ao todo, serão oferecidas 10 vagas para startups que já estejam, no mínimo, em estágio operacional – ou seja, validando sua solução e efetuando suas primeiras vendas.
O Campo Digital 2021 oferecerá às startups acesso ao programa de aceleração da Baita, com participação da equipe da aceleradora, profissionais do Facebook e mentores especializados em agronegócios pelo período de quatro meses. O final do programa está previsto para abril de 2022.
Durante o programa, as selecionadas terão ajuda na definição de metas e avaliação do modelo de negócio, palestras, workshops e networking com hubs, cooperativas e empresas do setor do agronegócio.
Ao final, as startups apresentarão seus projetos e, junto com a Baita, definirão os próximos passos para oferecerem suas soluções de forma independente.
Alguns dos parceiros do programa que acompanharão e darão suporte às startups inclui a Esalqtec, incubadora tecnológica que atua junto à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz/Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), reconhecida nacionalmente como celeiro de startups agro.
Além disso, a iniciativa também conta com a parceria da Agência Inova da Unicamp; da Embrapa Informática Agropecuária; e do Instituto de Pesquisas Eldorado, que aportam conhecimento em tecnologias digitais para o agronegócio.
Os empreendedores contarão, ainda, com mentorias de investimento com nomes como SP Ventures, Yield Lab e Agroven, e com a possibilidade de troca de experiências com empresas que já lidam com desafios do dia a dia do pequeno e médio agricultor, como Agrofy, Agrosmart, Busca Terra, Orbia, entre outras.